Rss

  • youtube
  • linkedin
  • google

Projetos

Compartilhe em suas mídias sociais
  •  
  •  
  •  
  •  

Abaixo está uma lista de alguns dos projetos em que atuei recentemente. Em alguns deles há a possibilidade de testar o funcionamento online, outros devem ser baixados para execução local e os demais mostro apenas sua aparência. Todos estão sem seus nomes reais por questões óbvias.

P1 – Laravel + Metronic

Este é um projeto feito na linguagem PHP utilizando o framework Laravel. O projeto foi iniciado por uma empresa a qual não tenho ligação utilizando MySQL como Banco de Dados, Laravel 5.0 e um tema proprietário de nome Metronic baseado em Boostrap 3 e Angular.

Neste projeto fui incumbido de acompanhar de perto a implementação e fazer sugestões. Após avaliar a performance decidi migrar o banco de dados utilizado de MySQL para PostgreSQL o que exigiu uma reescrita de boa parte de códigos que usavam instruções SQL especificas para MySQL para versão utilizando o mecanismo nativo do Laravel (Eloquent e Query Builder). Também migrei a versão interna do Metronic utilizado de Bootstrap 3 para Bootstrap 4. Removi todas as libs que não eram utilizadas no frontend e otimizei elementos para usar ao máximo possível o WebPack.

Uma das principais mudanças foi criar alguns Scheduled Queued Jobs que foram necessários para que execuções antes síncronas que ao longo do tempo e com o constante crescimento da quantidade de dados no BD pudessem representar um gargalo e fonte de constantes falhas. Foram então criadas tarefas e colocados em filas (queues) de execução com monitoramento do status da execução de tais tarefas visualmente.
O código fonte pode ser conferido aqui.

P2 – Symfony + StartBootstrap Admin Theme

Projeto criado para unificar os acessos a diversos sistemas em um único ponto, eliminando redundância de cadastros, tornando efetivamente síncrono e simplificado mudanças, solucionando um problema que foi se agravando e criando um ponto de desperdício de recursos (humano e financeiro).

A proposta era criar um conjunto de cadastros capazes de criar elementos de forma dinâmica e assim tornar escalável. Para isso um cadastro de opções configuráveis foi criado tornando possível indicar previamente que tipos de níveis de permissão, cores, ícones, etc o sistema indicado teria.

Outro recurso importante que faz parte do projeto é a capacidade de permitir uma migração a qualquer momento do mecanismo de autenticação existente para um único ponto padronizado, forçando o utilizador a atualizar seus dados cadastrais sem interferência de qualquer recurso humano, bem como a recuperação de acesso, reduzindo custos com ligações (por exemplo).

Esse painel utiliza acesso a banco de dados PostgreSQL, MySQL e SQLite.

O código fonte deste projeto pode ser verificado aqui.

P3 – Delphi + Zeos

Projeto criado para controlar área de destruição segura.

Neste projeto, modifiquei uma versão existente para que fosse possível futuramente migrar todo seu funcionamento para uma versão 100% web.

Diversas novas funcionalidades foram adicionadas na versão executável para reduzir (com grande sucesso) as falhas humanas que aumentavam o tempo para que o processo fosse atendido plenamente dentro do SLA indicado no contrato.

Outra importante característica adicionada foi a possibilidade de atualizar determinadas informações sem que fosse preciso modificar o sistema via área de tecnologia (como mudar informação direto no Banco de Dados ou mesmo ter de recompilar o projeto).

O código fonte deste projeto pode ser visto aqui.

P4 – Delphi + Zeos

Sistema criado para controlar diversas operações relacionadas a armazenagem de itens, despacho de encomendas via Correios (controle de Numero de Objetos) incluindo pesagem, controle de ciclo de vida de produtos com segurança de alta restrição, entre muitas outras funções.

Foi modificado drasticamente o fluxo, a aparência, a forma como o sistema efetua o preenchimento da pesagem e melhorias significativas no uso de memória e configuração de execução, tornando um executável capaz de funcionar através de Rede, mapeamento samba, etc.

O código fonte deste projeto pode ser visto aqui.

Outras atividades

Dê uma olhada também no que ando respondendo no StackOverflow


Compartilhe em suas mídias sociais
  •  
  •  
  •  
  •