Blog do Regis – Meus aprendizados

O que ando aprendendo nesta caminhada sobre a Terra

O código abaixo é de uma função em PHP otimizada para ter o menor numero de complexidade ciclomática que consegui baseado na explicação presente no artigo Algoritimo de validação de CPF brasileiro – Cadastro de Pessoa Física. Ele tem uma ligeira alteração no momento do cálculo do segundo digitido verificador. Ao invés de começar pelo segundo algarismo, o codigo começa pelo primeiro e usa o valor 11 como multiplicador. Outra alteração visivel é que para evitar a necessidade de comparação para saber se estamos no nono e decimo digitos, atribuo o valor zero ao ultimo elemento (indice 10) para reduzir mais uma comparação.

O algoritmo utilizado é o método 1 explicado no artigo citado anteriormente e há um pequeno truque para evitar a comparação com o resto igual a 10 que é fazer o módulo de 10 do resto.

   // Codigo que valida um CPF informado quanto a validade de seus dígitos verificadores.

   /**
     * 
     * Verifica se um CPF é válido
     * @author Marcos Regis <marcos@marcosregis.com>
     * @param  string $cpf
     * @return bool
     */
    function validar(string $cpf): bool
    {
        if (strlen($cpf) != 11) {
            return false;
        }
        $elementos = (array)str_split($cpf);
        $elementos[10] = 0; // Reduz uma comparação no calculo de $somaB
        $somaA = 0;
        $somaB = 0;
        foreach ($elementos as $indice => $elemento) {
            $multiplicador = count($elementos) - $indice;
            $somaA += (int)$elemento * (int)($multiplicador > 2 ? $multiplicador - 1 : 0);
            $somaB += (int)$elemento * (int)$multiplicador;
        }

        $moduloA = (($somaA * 10) % 11) % 10;
        $moduloB = (($somaB * 10) % 11) % 10;

        return preg_replace('#\d{9}(\d{2})$#', '$1', $cpf) == $moduloA . $moduloB;
    }

Você pode testar esse código aqui.

One response to “Codigo de validação de CPF para PHP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog do Regis - Meus aprendizados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.