Rss

  • youtube
  • linkedin
  • google

Como corrigir Data/hora no Centos 6.X para seu timezone inclusive nos logs

Hoje eu me deparei com um problema ao utilizar o Fail2ban que me ajuda demais a manter o servidor no ar mesmo sob ataques de brute-force.

Um dos meus filtros não estavam barrando as diversas tentativas de autenticação em um dos meus serviços embora estivesse tudo certo. Resolvi aumentar o tempo de Findtime na configuração comum e ele começou a barrar.

Então era hora de entender porque com um findtime baixo ele não conseguia barrar. Comecei a checar detalhadamente as configurações e percebi que mesmo tendo alterado a hora para meu timezone para o horario oficial de Brasilia, os logs continuavam a exibir o horario em UTC. Desconfiei que pudesse ser isso e resolvi alterar o horário que é colocado nos logs (/var/log/messages).

Bingo!

Após a alteração e confirmar que os logs estavam usando o mesmo horario que o reportado em

date 

mudei o findtime para os valores que desejava e tudo funcionou como esperado.

Segue a receita para alterar o horario.

As informações de Timezone ficam no arquivo /etc/localtime e caso ele não esteja no que você quer basta substitui-lo pelo que deseja e que esteja presente em /usr/share/zoneinfo/. No meu caso, como queria o horario de Brasília, utilizei /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo.

# ln -sf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime

Agora é só testar usando o comando date e verificar a saída que deverá ser algo como:

# date
Wed Dec 9 15:55:58 BRST 2015

Mesmo após essas mudanças, os logs continuarão a terem o horário da forma antiga. Para alterar isso edite o arquivo /etc/sysconfig/clock e adicione as linhas abaixo para refletir também o seu timezone.

ZONE="America/Sao_Paulo"
UTC=false
ARC=false

No meu caso, precisei reiniciar o servidor para que as alterações surtissem efeito mas pode ser que apenas reiniciando o serviço rsyslog já resolva.

# service rsyslog restart

Até a próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.